Quando alguém vai ao Pão de Açúcar, não imagina que lá há um bioma da Mata Atlântica.

Tour ecológico do Pão de Açúcar

Muito menos, imagina que há um tour ecológico que envolve toda uma equipe empenhada em reflorestar e cuidar da fauna e flora do local. Imagina?

Por isso, à convite do Bondinho Oficial, fui conhecer esse tour de perto e é claro que vou contar tudinho para vocês!!!

O tour começa no VIP Lounge, acima da bilheteria do Bondinho do Pão de Açúcar. Ali, recebemos as primeiras instruções de como será o passeio e os cuidados que devemos tomar durante a nossa “expedição”. Além disso, o nosso guia explica tudo sobre a Mata Atlântica e onde o Pão de Açúcar está inserido neste contexto.

Tour Ecológico Bondinho Pão de Açúcar
Recebemos uma garrafinha para enchermos de água durante o tour, para nos hidratarmos

Nesta conversa, já adquirimos um novo olhar para um dos pontos turísticos mais conhecidos e visitados da Cidade Maravilhosa.

De lá, pegamos o bondinho e paramos no Morro da Urca.

Tour ecológico do Pão de Açúcar

Nesta primeira parada já nos deparamos com uma pequena árvore de pau brasil. Um luxo nos dias atuais.

Tour ecológico do Pão de Açúcar

E logo à sua frente, estão as “casinhas” de varias espécies de abelha.

Mas aí vem a pergunta: qual a função das abelhas nesse contexto?

E a resposta é: a mais importante!!!! As abelhas são responsáveis por toda a polinização das plantas, sendo um dos principais mecanismos de manutenção e promoção da biodiversidade na Terra.

Tour ecológico do Pão de Açúcar

Vocês tem ideia que sem as abelhas Mamangava, não existiria o maracujá??? Eu não tinha e aprendi durante o tour! Não é incrível?

Ao descobrirmos tudo sobre as abelhas, paramos para uma água e banheiro e partiu caminhar pela linha verde, um caminho envolto por uma flora lindíssima e como disse o nosso guia, um caminho com ar condicionado natural. Sim!!! Mesmo com o calor que estava fazendo, este caminho nos transporta para um mundo paralelo e incrível!

Tour ecológico do Pão de Açúcar

Mais aprendizados sobre as bromélias e o engano de que elas são uma “fonte” de água parada e proliferação para os mosquitos da dengue… Não!!!!! Elas são uma fonte de água sim… para hidratação de pererecas e outros animais.

Tour ecológico do Pão de Açúcar

E logo à frente nos deparamos com árvore dos desejos. Segundo nosso guia Thalles, ela só realiza aqueles desejos que o dinheiro não pode comprar. Claro que fiz o meu e dei um abraço bem forte nela para que meu desejo fosse realizado!!!!

Tour ecológico do Pão de Açúcar

Dali, demos uma paradinha para contemplar o visual (não tem como não parar) e tivemos mais uma grata surpresa.

Tour ecológico do Pão de Açúcar

A galera do bondinho trabalha incansavelmente para a preservação do meio ambiente e por isso, é claro que eles já instalaram placas de energia solar… e já está sendo utilizada!!!!

Pegamos o segundo bondinho para o Morro do Pão de Açúcar e lá escutamos várias histórias sobre a primeira pessoa que escalou o morro deixando os militares doidinhos hahahaha, ou sobre o nome e a fundação da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.

E é ali, neste morro, que encontramos o bioma da Mata Atlântica (91,5 hectares para ser exata). Um aprendizado na prática, sobre a importância da fauna e da flora.

Mais uma atividade super importante é: todo o lixo coletado no complexo é reciclado e transformado em adubo que é utilizado na preservação e reflorestamento do Pão de Açúcar.

Nos é dado, durante o tour, uma amostra deste adubo para que possamos plantar nossa mudinha. Afinal, reza a lenda que devemos plantar uma árvore e escrever um livro antes de morrermos não é mesmo???

Nesta parte do tour, pudemos conhecer uma estufa com várias mudas que serão replantadas no próprio complexo. É um trabalho único e pouco conhecido.

Algumas árvores que podemos ver durante o tour são a Aroeira, Quaresmeira, Pitanga, Embaúba, Paineira, entre outras.

Ao final, o guia nos mostra a diferença através de uma foto do Morro da Urca antes e depois do trabalho de reflorestamento e é impressionante.

Resumo

Tem que ir! Até quem nunca parou para pensar em reflorestamento e ecologia, tem que ir!

É um passeio tranquilo cheio de surpresas e aprendizado.

Quanto custa

Inteira – R$198,00

Meia – R$99,00

Os ingressos podem ser comprados na bilheteria ou no site do Pão de Açúcar

Horário de funcionamento

O tour ecológico acontece de terça à sábado, sempre às 10h.

Idiomas

Português, inglês e espanhol

E aí? Curtiu??? Então não deixe de ler

Bondinho do Pão de Açúcar – ingressos e onde embarcar

Visite o Parque Nacional da Tijuca

Durante esse tour, estiveram comigo a Olívia do blog Olívia Garimpando por aí, Regina Oki do blog Turista Full Time, Denise Barreto do Chicas Lokas, Julia Sampaio do Fora da Toca, Ana Paula do Até Onde eu puder ir, Danielle Miyoshi do Dani Turismo, Luciana Freitas do Let´s Fly Away, Carolina Bello do Viajar Correndo, Mariana Menezes do Travel Tips Brasil, Nathalia Tosto do blog Nathalia Tosto e Marianne do blog Despachadas, em mais uma ação da RBBVRJ. Não deixe de ler os seus posts!!!!

Até a próxima!!!!

Faça suas reservas aqui pelo blog

Cada vez que você reserva algo por algum link aqui do blog, recebemos uma pequena comissão que nos ajuda continuar a atualizar o conteúdo. E você, leitor, não paga nada a mais por isso! Então reserva, vai? 🙂

4 COMENTÁRIOS

  1. […] Confira também os posts de outros blogueiros que participaram da ação: Viajar correndo – Tour ecológico do Pão de Açúcar: como foi viver essa experiência Despachadas – Ecoturismo no Rio de Janeiro Até onde um puder ir – Pão de Açúcar: tour ecológico Dani Turismo – O que fazer no Bondinho do Pão de Açúcar Viajando com Daniela Cascardo – Tour Ecológico do Pão de Açúcar […]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here