Você sabe o que é Xilogravura???

Até esta semana eu não sabia! Fui à Campos do Jordão, à convite da Pousada Alto da Boa Vista e aproveitei para conhecer o Museu da Xilogravura.

Xilogravura é a técnica aonde as gravuras são feitas através da impressão sobre o papel (ou outro suporte), de uma matriz entalhada em madeira.

Confesso que fiquei curiosa com este museu (já que sou a “louca”dos museus hahahaha) e decidi visitá-lo sem saber ao certo o que iria encontrar, mas saí de lá encantada com a quantidade de conhecimento que adquiri em pouquíssimo tempo.

As visitas não são guiadas, por isso vá com bastante tempo para ler sobre o que está vendo e entender que a xilogravura é uma das técnicas mais antigas de impressão! Já imaginou?

______________________________________________________________________________

Não deixe de ler mais sobre Campos do Jordão em:

Pousada Alto da Boa Vista

O que fazer em Campos do Jordão

______________________________________________________________________________

Aberto em 1987, a Casa da Xilogravura, foi criada por Antonio Fernando Costella, até hoje diretor do museu, com o intuito de preservar e divulgar a xilogravura. É o único local no Brasil, aonde o público pode ver, permanentemente, o acervo de milhares de peças de mais de 1200 artistas , divididos em 30 salas.

Não dá para se ter a noção da importância deste museu sem ir até lá!

Partindo da xilogravura, entramos no universo da impressão gráfica em geral, expondo a litografia, linotipia, calcogravura, rotogravura, ofsete, serigrafia, estamparia de chitas, dentre outras.

Além das exposições permanentes, a cada 30 dias, o Museu recebe obras de artistas brasileiros convidados.

Em suas paredes, o trabalho de vários artistas do Brasil e do mundo que encantam e emocionam os seus visitantes… com certeza, fui uma delas.

O prédio aonde se encontra o Museu foi construído em 1928 e já abrigou o Mosteiro de São João, das monjas beneditinas. Hoje, além dele, ainda é a sede da Editora Mantiqueira, mantenedora do local!

Um livro que me chamou muita atenção, foi o “Metrópolis”, com 303 xilogravuras que só possui três exemplares no mundo todo: um em Campos do Jordão, um em Veneza e um em Berlim.

Livro “Metrópolis”

No seu jardim, há um pequeno monumento de concreto que marca o local onde estarão para sempre os despojos do cão Chiquinho, aquele que inspirou a marca da Editora Mantiqueira.

Essa história é incrível e eu vou contar!!!

O Sr. Fernando “adotou”o Chiquinho depois que uma cadela teve uma ninhada na casa dele (antes de virar museu, a casa que o abriga era a residência dele). Chiquinho virou seu fiel escudeiro, o seguindo por todos os lugares. Até quando Fernando ía ministrar suas aulas na USP, Chiquinho ía junto.

______________________________________________________________________________

Procurando hospedagem em Campos do Jordão??? Acesse o Booking.com e aproveite as melhores opções e ofertas!!!

______________________________________________________________________________

Em um determinado momento de sua carreira, Fernando Costella foi convidado para ir à Portugal e teria que ficar um tempo lá. Por isso, foi ao veterinário conversar sobre o cão que ficava muito triste quando não estava com ele. O médico, então, disse que a melhor opção seria levar Chiquinho em sua odisséia e, prontamente Fernando realizou todos os trâmites para levá-lo.

Durante a viagem, Fernando teve a brilhante idéia de escrever um livro (que se tornaram quatro), sobre a viagem à Europa pelos olhos de Chiquinho. Os livros foram lançados pela Editora Mantiqueira, onde Fernando era o dono, já que ele achava que estes não fariam muito sucesso! Qual não foi a sua surpresa, quando os livros venderam tanto que tornaram a editora muito conhecida!

Só eu que fiquei com muita vontade de ler a Série “Patas” da Editora Mantiqueira??

Toda essa história está documentada nas paredes da sala que conta a história do Museu.

O Museu ainda conta com uma biblioteca (que pode ser visitada mediante prévia marcação) e uma lojinha que vende produtos de xilogravura e livros do tema e da Editora Mantiqueira.

Produtos vendidos na lojinha

Atrás do museu, há um lindo jardim que pode ser visitado e contemplado! O lugar perfeito para ler um bom livro comprado na lojinha. Que tal???

Painel todo feito em xilogravura

Curiosidade

Não se sabe ao certo quando a xilogravura começou a ser praticada e nem quem a inventou. A mais antiga, em papel, que se tem conhecimento é a de um exemplar de uma oração budista Suda Diamante do ano de 868.

Horário de funcionamento

De quinta à segunda das 09 às 12 e das 14 às 17h (terças e quartas não funciona)

Preços

R$10,00

Crianças abaixo de 12 anos não pagam

Idosos, professores e estudantes com carteirinha pagam meia entrada

** Lembrem-se que o Museu conta apenas com a Editora Mantiqueira como sua mantenedora. Além disso, sou suspeita porque, apesar de gostar muito de aventuras, tenho uma paixão desenfreada pela cultura e acho que precisamos estimular à todos pelo conhecimento!

Onde fica

Avenida Eduardo Moreira da Cruz, 295 – Jaguaribe – Campos do Jordão

E aí??? Ficou curioso??? Então corre lá e descubra um mundo de possibilidades dentro do Museu da Xilogravura

Até a próxima!!!

Faça suas reservas aqui pelo blog

Cada vez que você reserva algo por algum link aqui do blog, recebemos uma pequena comissão que nos ajuda continuar a atualizar o conteúdo. E você, leitor, não paga nada a mais por isso! Então reserva, vai? 🙂

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here