Uma viagem para os Estados Unidos está na lista de 10 entre 10 brasileiros, mas a maioria acaba bloqueando, na hora de tirar o seu visto. E, como todos sabem, para entrar na terra do Tio Sam, este documento é imprescindível!

Conheço muitas pessoas que pagam despachantes para fazer este serviço, mas apesar de bem chatinho, não é impossível (nem tão complicado como as pessoas acham) fazer por conta própria.

E para ajudar aqueles que querem encarar e não pagar preços exorbitantes para a retirada do visto, lá vão algumas dicas importantes!

Passaporte, Pavilhão, Viagens, Visto

Antes de mais nada, saiba que, para tirar o visto americano no Brasil, você só tem disponíveis os postos do Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Porto Alegre e Recife. Caso não more em nenhum destes Estados, deverá ir até o mais próximo na data agendada.

E é muito importante que já saiba qual o motivo da viagem. Se ela se enquadra em negócios, estudos ou turismo. Vamos ver quais são eles???

B1 Visitantes a Negócios

Este visto só é liberado caso não haja nenhum perigo de um americano perder o seu emprego por conta da visita de uma pessoa que vá à negócios. São para empregadores não americanos.

B2 Visitante a passeio

Este visto é o mais pedido dentre todos. São para os turistas que estão indo por um tempo de, no máximo, 6 meses e tem validade por 10 anos. O agente da imigração pode solicitar a data de entrada e saída no país.

C1 Passageiros em trânsito

Para aqueles que vão apenas passar pelo território americano e precisam, também de um visto.

F1/F2 Estudante

Este visto é para a pessoa que está indo fazer algum curso em colégio ou universidade americana.

Tem que comprovar renda que o mantenha no país sem ter que trabalhar. Além disso, deve comprovar também, vínculo com o seu local de moradia. Provar que tem para onde voltar.

J1/J2 Programa de Intercâmbio

Este é para aqueles que estão procurando algum tipo de pós graduação, mestrado ou especialização. Para docentes temporários e alguns profissionais estagiários.

Para os intercambistas (principalmente os jovens), o visto tirado é o B2

M1/M2 Estudante Vocacional

Este visto destina-se aos estudantes que pretendem frequentar uma Universidade ou outra instituição acadêmica dos EUA.

Depois de explicados os vistos, vamos ao que interessa!!!

Passaporte, Pavilhão, Viagens, Visto

1.Formulário DS-160

O primeiro passo é preencher o formulário, que está disponível no site da Embaixada Americana.

Esse formulário é enviado ao Departamento de Estado dos Estados Unidos para processar o pedido de visto e, junto às entrevistas, confere se há ou não a elegibilidade de um candidato para o pedido de visto de não imigrantes.

Uma dica importante é fazer com muita calma porque qualquer erro pode acarretar em negativa do visto.

E, a cada página feita, salve o arquivo para que possa recomeçar de onde parou.

Não esqueça de guardar o número do seu requerimento, porque sem ele, você não terá como acessá-lo novamente.

2.Pagamento da taxa

A taxa de solicitação é de US$160 e deve ser paga em dinheiro em qualquer agência do Citibank ou através de cartão de crédito pelo site do agendamento. por telefone ou por boleto bancário.

Essa taxa é única, não devendo ser paga mais nenhuma adicional para agendamento ou envio do passaporte.

3.Agendamento

Depois da taxa paga, sugere-se aguardar 2 dias úteis para confirmação do pagamento.

É aí que você entra no site do Serviço de Informação de Visto e com o “nosso número” que estará no boleto do DS-160, você poderá agendar a sua entrevista.

Antes do agendamento em si, você deverá se cadastrar, incluir seus dados pessoais e escolher a forma de entrega do seu passaporte (que ficará retiro para a colocação do visto).

Na hora do agendamento, tenha em mãos o número do seu passaporte e o “nosso número”.

Você terá que agendar a data de entrevista no consulado e, em seguida, a data para a coleta de dados (fotos e impressões digitais) nos Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV), que é feita antes da entrevista.

Esta coleta de dados é uma “fase” relativamente nova e você deve levar consigo o passaporte e a página de confirmação do formulário DS-160.

Visto, Papel, Passaporte, Carimbo
Imagem Pixavay

Importante: solicitantes acima de 66 anos e até os 15 anos, estão isentos da coleta de impressões digitais. Os próprios ou seus representantes, deverão entregar os documentos exigidos, além de uma foto 5×7, no dia agendado.

Mas caso o consulado ache necessário, mesmo isentos, deverão comparecer ao consulado. Estes, serão avisados da necessidade.

4.Entrevista

E o momento mais temido chegou!

A maioria das pessoas tem medo das entrevistas no consulado. Eu fui uma delas.

Mas o melhor conselho é manter a calma e dizer a verdade. Cada vez menos brasileiros tem os seus vistos negados.

O que eles temem, na verdade, é que saiamos daqui para tentar a vida na Terra do Dinheiro. Então, se você tiver um emprego regular, ou até mesmo, que comprove que tem motivos para voltar, dificilmente o seu visto será negado.

Quando eu fui, levei o contrato social da loja do meu marido e mais outros mil documentos, que não foram solicitados… hahahahaha

E meu marido nem estava indo comigo. Esse era o meu medo! Mas foi bem tranquilo, mesmo com o cônsul cismando com o meu nome (que não é nada comum).

Dica de ouro: Confira todos os documentos antes de sair de casa!

Você tem que levar o seu passaporte, o comprovante do agendamento e/ ou formulário DS-160 (eu sou daquelas que levo tudoooo)

Caso você esqueça, há vários lugares ao redor do Consulado que fazem esses serviços, mas cobram pequenas fortunas. Por isso, confira e reconfira antes de ir!!!

Buffer De, Passaporte, Viagens
Imagem Pixabay

5.Entrega

Depois de ter o visto aprovado (uhullll), você receberá seu passaporte da forma escolhida: no seu endereço ou no CASV escolhido no momento do agendamento.

A entrega costuma ser bem rápida e segura!

Caso você ainda tenha alguma dúvida, mande para mim…. vamos tirá-las juntos!!!

Boa sorte, boa viagem e até a próxima!!!!

Faça suas reservas aqui pelo blog

Cada vez que você reserva algo por algum link aqui do blog, recebemos uma pequena comissão que nos ajuda continuar a atualizar o conteúdo. E você, leitor, não paga nada a mais por isso! Então reserva, vai? 🙂

27 COMENTÁRIOS

  1. Passo a Passo mastigadinho pra tirar o visto americano, hein?!

    Eu nunca tirei, e nem tenho planos de ir aos EUA em breve, mas faz alguns meses que comecei a considerar tirar o visto para o caso de alguma viagem inesperada! hahaha

    Agora que vi que não é um bicho de sete cabeças já fico mais animado!

    Abração

  2. Adorei o post! Super completo e com certeza facilita muito saber todos esses detalhes. Se eu tivesse lido antes tinha facilitado muito na época que eu tirei o meu .

  3. Adorei o guia super completo e detalhado, já encaminhei para uma amiga que vai precisar tirar o visto americano em breve.

  4. e eu achei q n aprovariam o meu, so fizeram umas perguntinhas e plau ganhei o aprovado aheuaheu até me surpreendi. no entanto nao tirei no brasil, foi em berlim enquanto morava la

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here