COMPARTILHE

Que o carnaval é uma paixão nacional, isso todos já sabemos! Que esta festa movimenta milhares de pessoas e a economia do país, também sabemos!!! Mas, na verdade, não temos a mínima idéia do quanto ela é, realmente, importante!!!!

À convite da Estação Primeira de Mangueira, fiz o tour “Viva Mangueira”no barracão da Escola na Cidade do Samba.

Funciona da seguinte maneira: chegamos ao barracão e já damos de cara com centenas de pessoas trabalhando nos carros alegóricos que estarão na avenida no próximo mês. Um trabalho minucioso e lindíssimo, por trabalhadores, muitas vezes, capacitados apenas de sensibilidade e amor à Escola. Alguns não tem cursos mas, sim, o aprendizado do dia a dia.

Infelizmente não pudemos fotografar esta parte (e os turistas recebem as mesmas instruções) por motivos óbvios: como iremos dar um spoiler antes do carnaval??? hahahaha

Subimos ao terceiro andar, aonde somos levados à uma sala e o guia nos conta um pouco da história do Carnaval, do que esta festa envolve em termos de cultura, organização, além da parte financeira e, ainda conta um pouco do Projeto Social que a Mangueira financia sem nenhum apoio do governo.

Pontos importantes que aprendemos lá e vou destacar aqui:

-O Carnaval carioca teve o seu primeiro ano em estilo de competição em 1932 porque Mário Filho, que tinha um jornal, sentia muito a queda de venda de exemplares por conta da festa e viu o desfile como forma de arrecadação e investimento;

-A quantidade de escolas de samba que desfilam no Grupo Especial são 12;

-São 76 minutos de desfile para cada um, causando penalidade caso a escola ultrapasse este limite;

-Aproximadamente 240.000 pessoas assistem às escolas de samba durante o Carnaval na Sapucaí;

-O carnaval envolve 52 setores da economia.. Isso mesmo!!! Cinquenta e dois, como os de tecido, turismo, bebidas, comidas, dentre outros;

-O Projeto Social da Mangueira, atende hoje, cerca de 5000 pessoas, incluindo aulas gratuitas na Escola Santa Mônica que tem dentro da comunidade;

-Todas as fantasias que são devolvidas, são entregues à equipe da Mangueira do Amanhã, escola mirim. Durante a visita, pudemos ver um pouco do trabalho das profissionais que cuidam e organizam tudo com muito carinho.

Todas as fantasias são organizadas por tipo e tamanho

Após este vídeo, somos convidados à experimentar uma deliciosa caipirinha feita com a cachaça do Sr. Carlos… sim, aquele do Tour Cachaça Social Club e uma batida deliciosa! Hummmmm

Após esse break, fizemos, literalmente, um tour pela: organização de compra de materiais, produção de fantasias e produção das esculturas dos carros. É inacreditável a organização e o trabalho em si.

Ainda passamos pelo setor da Mangueira do Amanhã, aonde as costureiras arrumam tudo e fazem pequenos consertos nas fantasias.

Todo o material é super organizado

Aí vem a hora de cair no samba!!!! A passista, maravilhosa, Keyla, já chegou dando um show de gingado e nos ensinou (ou tentou hahahaha) à sambar.

Um tour completo pelo carnaval da Escola Verde e Rosa.

Horários

Os tours são realizados às terças, quintas e sábados no horário das 10:30h.

Mas se você tiver um grupo e queria fechar um horário reservado, eles também têm esta opção!

Como ir

A empresa Rio Line Turismo leva os interessados durante o passeio de Hop On Hop Off ou você pode ir direto, mas atenção! É necessária a reserva, já que cada tour acomoda apenas 30 pessoas.

Reservas

(21) 3553.0775

(21) 98681.4050

Idiomas

O tour é realizado em português, inglês, francês e espanhol.

Preço

Custa R$50,00 que inclui o tour, a caipirinha e aula de samba.

Outros produtos

A Escola ainda conta com feijoadas, gala dinner, comida de boteco, roda de samba e vários outros produtos corporativos.

Resumo

Sabe o que mais me impressionou em tudo o que vi? Várias pessoas estavam ali de forma voluntária. Sem ganhar salário. Apenas por amor à tudo que envolve a Escola.

Conhecemos uma senhora que ficava na produção das fantasias que contou que era professora e, todo ano, separa pelo menos dois dias para ir ali ajudar, sem receber nada.

Ela disse emocionada, que o que a move, é a paixão pela Mangueira e que se emociona toda vez que vê na avenida, uma fantasia que ela ajudou a fazer.

Não é demais???

Tá esperando o quê, para conhecer um pouco mais do que, realmente, envolve o Carnaval carioca???

Não vá embora sem ler sobre o Carnaval Experience

______________________________________________________________________________

Esta ação foi realizada com outras blogueiras de viagem afiliadas à Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem RJ.

Da esquerda para a direita: Julia Sampaio do blog Fora da Toca, Carol Belo do blog Viajar Correndo, a passista da Mangueira Keyla, eu, Regina Oki do blog Turista Full Time e Camila do blog Na Estrada com as Minas.

______________________________________________________________________________

Aproveite para ler o post da Regina Oki no Blog Turista Full Time sobre este passeio!!!

Até a próxima!!!

1 COMENTARIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor coloque seu nome aqui