COMPARTILHE

Todo mundo sabe que o RJ tem muitos atrativos e para todos os gostos, mas hoje vim dar uma super dica de tour que conta um pouco da história da cidade e culmina com a história da cachaça e a sua degustação… 

À convite do Cachaça Social Club, fui fazer o seu tour Making and Tasting (Fazendo e Provando).

Tudo começa no ponto de encontro que é o Restaurante Amarelinho que fica na Cinelândia, no Centro do Rio. Aberto em 1921, ele sempre esteve no entorno de teatros e cinemas que recebiam a elite carioca. Hoje, serve um chopp geladíssimo e continua atendendo muitos cariocas que saem do trabalho e aproveitam a “happy hour”.

Ali, em frente ao restaurante, a guia turística Luciana Morozini, responsável pela equipe do Lady Guide Tours, conta um pouco da história da boemia carioca, dando ênfase aos seus principais personagens,  e, aproveitando para falar um pouco da arquitetura do lugar desde a sua construção.             

A saída já conta com a visão do Teatro Municipal

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 3F6C9626-2A6B-416B-9072-5103A5F22646-1024x768.jpeg

Na Cinelandia ainda vemos muitas construções com a arquitetura original.

Passamos pelo Cine Odeon

Teatro Riachuelo (antigo Cine Palácio), aonde os cariocas puderam assistir à única apresentação na cidade de Carmem Miranda,

Passeio Público

a Igreja Nossa Senhora do Carmo da Lapa do Desterro

Escadaria SelarónDa esquerda para a direita: Olívia do Blog Olívia Garimpando por aí, Luciana do Blog Lets Fly Away, Regina Oki do Blog Turista Full Time, Denise Barreto do Blog Chicas Lokas Julia Sampaio do Blog Fora da Toca, Aline do Blog Por aí com os Pires e Dani do Blog Na mochila da Ninja

Fundição Progresso, a Casa da Cachaça

Desde 1960, a Casa da Cachaça guarda centenas de garrafas de todo o Brasil.

 

e, por fim, chegamos ao Bar Cachaça Social Club.

O tour

 O Tour Cachaça Social Club Making and Tasting é a soma de um passeio pelo centro e a verdadeira descoberta da cachaça: produto 100% brasileiro, feito pelos brasileiros.

O Sr. Carlos, dono do Cachaça Socil Club e grande entusiasta deste produto, começa com uma explicação de como é o processo de produção da cachaça artesanal no Brasil e, durante, faz uma demonstração, usando um alambique urbano.

Durante esse processo, ele convida os visitantes à colocar a mão na massa, moendo a cana para extrair o famoso caldo de cana. Não só extraímos, mas fizemos a primeira degustação do dia: o suco da cana de açúcar sem álcool.

O Sr. Carlos continua sua demonstração, contando como é a fermentação da cana até que, depois de todo o seu processo, se torne a cachaça em si.

Aí, meu povo, é a hora de experimentar a cachaça, direto do alambique, e se divertir com os gritos de “Viva a Cachaça”!!!!!

Após isso, passamos à aula de: como fazer uma caipirinha!

Duas pessoas são escolhidas para aprender como fazer o corte ideal do limão, a mastreação da fruta, a quantidade ideal de açúcar e cachaça a serem colocados e até como se dever mexer para uma mistura homogênea.

É incrível como os pequenos detalhes fazem toda a diferença.

Após a aula, é clarooooo que degustamos a nossa verdadeira e brasileira, caipirinha.

**Importante ressaltar que, toda a cachaça utilizada nesse tour e no bar, são de produção própria e vem direto da fazenda do Sr. Carlos que fica em Minas Gerais.

______________________________________________________________________________

Para reservar um hotel, pousada, hostel ou qualquer outra acomodação da sua preferencia, use o Booking.com

______________________________________________________________________________

Preço

O tour custa R$100,00 e tem a duração de mais ou menos 3 horas e inclui um passeio pelos pontos turísticos desde a Cinelândia até a Lapa, degustação do suco da cana de açúcar sem álcool, da cachaça e de duas caipirinhas, além de um delicioso chips de mandioca feito na hora… quentinho… hmmmmm

Como chegar

O Restaurante Amarelinho fica na Cinelândia, lugar de fácil acesso, podendo ser de metrô, carro ou ônibus.

Saindo da Barra da Tijuca, fui de metrô e há uma estação na própria Cinelândia saindo em frente à Starbucks que fica ao lado do Cine Odeon e há uns 100m do restaurante.

Conclusão

Ameiiii o tour! Poder conhecer mais da minha cidade, que é linda e cheia de atrativos foi excepcional! Além disso, apesar dos intermináveis problemas pelos quais o RJ está passando, pudemos fazer um passeio tranquilo e diria até que, seguro, mostrando que, podemos sim! Passear pelas ruas e ver tudo de incrível que a cidade tem a oferecer!

A parte em que conhecemos mais de um produto nacional tão importante cultural e economicamente, como a cachaça, foi a cereja do bolo!

Descontraído e delicioso: a cara do nosso Rio de Janeiro!

Tá esperando o quê para fazer esse passeio??? 

Para reservas, use o Instagram do @cachacasocialclub!!!!

______________________________________________________________________________

O tour foi um convite às blogueiras da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem do Rio de Janeiro!

Confira o post no blog Fora da Toca sobre este tour por Julia Sampaio.

_____________________________________________________________________________

 

Até a próxima!!!!

1 COMENTARIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor coloque seu nome aqui