Conversando com uma amiga esta semana, ela me pediu para fazer um post com dicas para arrumar uma mala de mão de 10kg e resolvi atender ao seu pedido, colocando aqui, como arrumo a minha depois de penar muito para ter em uma mala tão pequena, tudo o que preciso (ou posso precisar) em uma viagem.

Como alguns já sabem, entraram em vigor em 2017, as novas leis de bagagem da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), mas apenas este mês, estas leis estão sendo exigidas de verdade! Por isso, é importante que estejamos à par delas para que não tenhamos que pagar multas (altas) e já no início da viagem, começarmos com o pé esquerdo.

Antes de tudo, precisamos ver o lado bom de viajarmos apenas com a mala de mão: podemos fazer o check in on line e irmos direto para o embarque sem termos de passar por aquelas filas intermináveis de check in no aeroporto.

20 dicas para arrumar uma mala de 10kg

E melhor ainda, é sair do avião com a sua bagagem e não ter de esperá-las nas esteiras, podendo até, ter o susto de vê-las danificadas, como já aconteceu comigo, ou pior, extraviadas.

Planeje sua vagem!!! Faça sua reserva de hospedagem no Booking.com

Mas como viajar com apenas 10kg, numa mala de mão??? Tarefa bem difícil para muitos.

Eu já tive muita dificuldade, principalmente porque quando estamos viajando, queremos tirar várias fotos de feed hahahahaha, e repetir a roupa é lamentável! Mas depois de muita luta (quase corporal), para fechar as minhas malas, tenho me saído bem (pelo menos eu acho kkkk).

Vamos às dicas???

1.Considere o clima

Antes de tudo, veja como estará o clima do seu destino!

Já imaginou levar dois ou três casacos para um lugar que fará sol durante toda a sua viagem???

2.Faça um checklist

A melhor tática para não esquecer de nada, é fazer um checklist de tudo o que será necessário para a sua viagem.

Depois da mala arrumada, vá verificando se tudo o que foi listado, já foi colocado na mala.

3.Se livre do supérfluo

Parte mais difícil!!! Como não levar as cinco saídas de praia? Ou os três casacos de cores e estilos diferentes?

Infelizmente, teremos que priorizar! Prefira um casaco preto que combina com tudo e coloque duas ou três echarpes diferentes para compôr um look.

Essa dica da echarpe é a dica de ouro! Quando você usa uma diferente, ela muda totalmente o estilo e parece que você está com uma roupa nova.

Bagagem, Mala, Sapatos, Gravata, Viagens
Imagem Pixabay

4.Viaje com o seu calçado mais pesado!

Eu sempre viajo com o tênis que uso em todas as viagens, ou até mesmo com a bota que irei usar muito. Calçados pesados ocupam muito espaço e pesam bastante.

E outra! Procure levar apenas um sapato para sair e outro confortável (que já tenha sido testado) para andar o dia todo.

Numa das viagens à Disney, comprei uma sapatilha linda e fui com ela novinha. Resultado??? Um pé cheio de bolhas e uma sapatilha guardada sem poder usar.

Ahhhh!!! Outra dica de ouro? Coloque as meias dentro dos sapatos!!!!

Precisando alugar um carro??? Compare e alugue na RentCars!!!

5.Leve o necessário de roupa!

Minha gente, este parece ser um conselho ridículo, mas não é.

Eu mesma, costumo fazer um mantra na hora de fazer a mala, do tipo… não enlouqueça, não enlouqueça…hahahahaha

Quem não tem aquelas trezentas blusinhas que podem ser usadas naquele momento? Ou uma calça jeans para cada ocasião????

Nós temos SIM… mas não podemos levar NÃO!!!!! Hahahahahaha

Hoje, costumo levar uma calça jeans que dê tanto para o dia a dia, quanto para uma roupa mais arrumada. De preferência, escura. Porque caso ela suje, não ficará aparente.

Outra dica importante é arrumar a mala de acordo com os dias e os looks. Eu vejo quantos dias vou ficar e o roteiro do que vou fazer e aí já monto um por um juntinho. Facilita bastante.

Já viajei com a mala lotada e quando cheguei no destino, vi que levei uma blusa que uso com uma determinada calça e a própria eu não levei. Acredite! Isso já aconteceu mais de uma vez.

6. Coloque seus produtos de higiene em potes menores

Acredite! Você não vai usar um shampoo ou um condicionador, ou até mesmo uma pasta de dente em sua totalidade. Principalmente se fôr uma viagem de um final de semana.

Eu costumo comprar aquelas embalagens pequenas, que já achamos em várias drogarias.

Importante lembrar de identificar os seus produtos, caso os troque de embalagem; principalmente em vôos internacionais.

Viagens, Acessórios De Viagem, Escova De Dentes
imagem retirada do Pixabay

Na verdade, acho até que a maior parte dos 10kg, sempre vai para produtos de banho que são pesados. Economize aí e ganhe mais espaço para suas roupas.

Prefira necessaires de plástico e com uma boa vedação, para evitar acidentes indesejados.

7. Secador de cabelo? Chapinha??? Não leve!

Certifique-se de que o hotel para o qual você está indo, tenha! Caso isso não seja possível, leve um daqueles pequenos, perfeitos para a viagem.

Não vale a pena gastar muitos quilos (que poderiam ser revertidos em roupas), com um utensílio enorme.

8.Bijouterias

Como as roupas, também só levo as que costumo usar. Aliás, como viajo muito, já tenho uma bolsinha separada com as que levo. Uma bolsinha bem pequena que cabe em qualquer lugar e não pesa nada.

9.Prefira colocar na mala, roupas com tecidos leves e que não amassem

É horrível você escolher e priorizar uma roupa e quando chega ao destino ela está toda amassada e você não usá-la.

Por isso, pense bem em escolher uma para coloca na mala.

Caso fique mais tempo no destino, use as empresas que lavam e secam. Mas se tiver tempo, lave no banho mesmo. Essa dica é muito boa e aprendi nas viagens. Acreditem! Nos poupa roupas, tempo e dindin.

10.Nem pense em levar várias bolsas ou mochilas

Costumo levar minha mochila para lugares onde terei que andar muito durante o dia (como a Disney), mas fora isso, não levo.

Na nova lei, você pode carregar a mala de mão e mais uma bolsa pessoal, podendo até, ser a mochila. Por isso, outra dica é colocar a sua bolsa DENTRO da mochila.

Vai para algum lugar que terá que sair para a balada? Leve uma bolsa de mão fininha, que não ocupe muito espaço nem gaste nada dos seus 10Kg.

20 dicas para arrumar uma mala de 10 kg

11.Nada de presentes ou encomendas

Falando de mim mesma: sou a louca dos presentes! Amo trazer várias lembrancinhas, mas vamos aliar o momento de crise econômica com a crise de espaço na mala!!!! Traga o essencial!!! Não se empolgue!!!!

12.Uma ótima dica para diminuir o volume das roupas, são as embalagens a vácuo

Você conhece??? Elas diminuem, e muito, o volume. Às vezes, a roupa não pesa tanto, mas faz muito volume e você não consegue fechar a mala, que também é um problema, porque além do peso, as malas devem seguir um padrão de tamanho.

13.Não leve roupas que você não usa nunca

Sabe aquela blusinha linda que você está guardando para uma ocasião especial mas que nunca usa??? Não leve!

Se você não usa nos dias normais, imagina na viagem??!!!

14.Arrume as suas roupas enroladas

Sério! Você economiza muito espaço enrolando as suas roupas e, além disso, elas não amassam com tanta facilidade!

15.Coloque as peças mais pesadas primeiro

Para que a sua mala fique mais organizada e suas roupas menos amassadas, coloque as mais pesadas por baixo e as mais leves e delicadas por cima!

16.Coloque os objetos mais pesados, na bolsa de mão

Hoje, todo nós temos carregadores portáteis que são muito pesados. Coloque na sua bolsa. Ficará mais leve e mais prático para carregar.

17.Leve os casacos mais pesados na mão

Costumo levá-los na mão ou amarrados em mim. Além de não pesar na mala, podem ser úteis dentro do avião que, normalmente, tem o ar condicionado potente.

18.Compre uma mala de mão que esteja dentro das especificações da ANAC

Como falado no ítem 10, a ANAC também estipula um tamanho de mala. Eu, por exemplo, tenho uma que amoooo e não posso usar porque tem um bolso na frente que a transforma numa mala “gordinha”, e por isso, não passa no crivo.

Musica, Negócios, Bagagem, Mala, como viajar com uma mala de 10kg

Tive que comprar uma mais “magrinha”, para evitar problemas com as companhias aéreas e ter que estragar minha viagem já no início.

As medidas variam de uma companhia para outra, mas em sua maioria é de 55x35x25cm.

Prefira as que tem um material mais maleável, porque no final, você pode dar uma empurradinha aqui e ali e conseguir mais um espacinho.

19.Use a tecnologia a seu favor

Hoje, um telefone faz tudo e tem vários aplicativos que te ajudam nos afazeres do dia a dia e da viagem. Por isso, na maioria das vezes, não é necessário levar o notebook, por exemplo.

Livros, também não!!! Eu sou daquelas que não viajo sem ler um livro e aderi aos e-books. Primeiro porque sai mais barato e depois porque assim, carrego menos peso.

20. Tenha uma balança de viagem

Se antes ela ajudava muito, hoje ela é imprescindível! Imagina que você já está no limite dos 10kg e comprou alguma lembrancinha, ou até mesmo, está trazendo uma roupa molhada? A balança vai te dar uma idéia se você precisa socar uma roupa na bolsa pessoal ou não… kkkk

Agora é só apertar os cintos e aproveitar a viagem!!!!

O Liverpool, Mala, Escultura, Rua

Gostou das dicas? Tem alguma para acrescentar???

Até a próxima!!!

Faça suas reservas aqui pelo blog

Cada vez que você reserva algo por algum link aqui do blog, recebemos uma pequena comissão que nos ajuda continuar a atualizar o conteúdo. E você, leitor, não paga nada a mais por isso! Então reserva, vai? 🙂

34 COMENTÁRIOS

  1. Amei suas dicas. Ocorre que meus vôos internos na Grécia e Turquia, o peso da mala varia de 7 a 8kg. Estou quase louca pq fico na Europa 25 dias. Como sobreviver? Beijos

    • Nem imagino hahahaha acho que a melhor maneira é colocar o máximo possível numa mochila (e não levar bolsa pessoal) e achar um lugar pra lavar as suas roupas na cidade de destino 😉.

  2. Maravilha!! Cada vez mais, as companhias aéreas taxam as malas, o que nos obriga a viajar cada vez mais light: na minha opinião, isso é bom 🙂 belas dicas… nem sempre nos lembramos de tudo para viajarmos de forma mais ‘eficiente’.

  3. Amei sua compilação! Mesmo arrumando malas para múltiplos destinos e tentando seguir à risca o bom senso, volta e meia me vejo cometendo deslizes… 🙄🙄
    Agora, tenho uma “técnica” para ajudar a me doutrinar: quando volto de uma viagem, fotografo tudo o que levei e não usei. Um recado pra mim mesma de que ainda preciso melhorar o desapego. 😂😂
    E fotografo, também, antes de ir. Assim, lembro o que funcionou em uma viagem parecida e não fico fazendo experiências! 😬😬😘😘

  4. Para viagens nacionais adotei a mochila, no início estranhei não poder trazer nada dos lugares, mas aos foi acontecendo a adaptação. Também aderi a balança, é tudo de bom para não ter stress na viagem.

  5. Dessas dicas para viajar com um mala de mão de 10kg, a mais importante é difícil e o clima, se é um país e época que sempre está quente ai fica fácil levar uma mala de 10kg.

  6. Aqui na Europa as operadoras low-cost estão a cobrar pelas malas de mão. Então já estou na fase de conseguir reduzir para uma mochila. Em breve terá que ser roupa para 5 dias. Vamos ver…

  7. Maravilhosas essas dicas, eu ultimamente venho viajando sempre só com a mala de mão de 10kgs, no começo é difícil mas vamos pegando o jeito. A dica de ir com o sapato mais pesado no pé é primordial!

  8. Opa! Agora com as companhias aéreas tão rigorosas, as dicas vieram em boa hora. Eu sou bem desapegada com roupa. Mas curti várias dicas suas e vou colocar em prática na próxima viagem.

  9. Perfeitas as dicas! Já faço quase tudo isso e tô conseguindo viajar com 10kg numa boa. Concordo com você, é muito mais fácil na hora do check in e desembarque.

  10. Boas dicas! Eu tb tenho essa filosofia de viajar leve, levo só uma mala de cabine e coloco roupas que combinam entre si. Já a questão de repetir roupa, nem ligo mais. Aqui onde moro, França, o povo repete e não tá nem aí. Fiquei igual, rsrs

  11. Oi Daniela, ótimas dicas para arrumar uma mala de mão de 10kg! Acho que o que a gente mais tem dificuldade é mesmo se livrar dos excessos. Agora mesmo estou em SP viajando e trouxe mais roupa que o necessário. Acho que um problema para mim são os calçados, porque gosto de levar sempre um tênis para correr. Mas tenho melhorado bastante a cada viagem. Rs.

  12. Agora só viajo com mala de mão…realmente é super mais prático! Só preciso comprar essa balança de viagem, pois tentar calcular só no olho nos dias de hoje é arriscado.rs

  13. Nas companhias lowcost só dá para entrar com um volume. Ou seja, se vai com a mala de bordo não dá para levar bolsa ou mochila. Cada dia mais restrito!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here